Apartamento do futuro: veja as tendências e o que esperar!
Além de oferecer praticidade, segurança e conforto aos moradores de apartamentos, a inovação está aliada à sustentabilidade e ao novo jeito de viver.
Quando se fala em “apartamento do futuro”, o que vem à sua mente? Na casa dos Jetsons, no ano 2062, o futuro era representado com muita tecnologia na rotina da família. Tinha um robô – a Rosie – que fazia as tarefas diárias, como cozinhar e limpar, além de uma máquina de comida instantânea.
Criada nos anos 60, a série era tão futurista – e visionária – que previu até a função de assistente pessoal. Já imaginou ter um computador para ajudar a tirar todas as suas dúvidas e resolver problemas de matemática, como o pequeno Elroy tinha no desenho? E as chamadas de vídeo que podiam ser feitas por grandes telas interativas e até mesmo pelo relógio?
Muitas dessas “previsões” já fazem parte do dia a dia no nosso lar, outras ainda não – pelo menos por enquanto não temos casas flutuando no ar. Mas estamos presenciando uma nova era de tecnologia aplicada no jeito de morar, mais sustentável, durável e inteligente.
As tendências
Há alguns anos, os elevadores eram novidades, assim como o rádio, a TV, as lâmpadas e as tomadas, entre tantas outras tecnologias que, atualmente, fazem parte do nosso cotidiano. Um dia, elas já foram tendências, agora estão em todos os lugares.
A tecnologia pode ser um fio condutor que alinha às tendências, mas, quando falamos em “apartamento do futuro”, vai além disso.
O que é considerado um apartamento do futuro?
Seria ter um sistema de iluminação controlado por voz e/ou por aplicativo de celular? Ou biometria no lugar das chaves? O apartamento do futuro pode ter tudo isso e muito mais.
Hoje, além de oferecer praticidade, segurança e conforto aos moradores de apartamentos, a inovação está aliada à sustentabilidade e às necessidades do novo jeito de viver.
Podemos dizer que um apartamento do futuro engloba projetos inteligentes, condomínios modernos e automação residencial.
Sustentabilidade: uso inteligente dos recursos
Os empreendimentos realmente alinhados com as novas tendências oferecem meios de colaborar com a sustentabilidade e com o uso mais consciente dos recursos.
O Stories Residence, empreendimento localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, é um exemplo de como essas práticas estão sendo aplicadas. Os halls foram projetados para valorizar a iluminação e ventilação natural, já as áreas comuns com iluminação led e circulações com sensor de presença permitem maior economia. Além disso, o condomínio irá gerar parte da própria energia, de forma limpa, por meio de painéis solares.
Outra tendência sustentável é o reaproveitamento das águas cinzas, em que parte das águas dos lavatórios dos banheiros, áreas de serviço e drenos de ar-condicionado é tratada e reaproveitada nas bacias sanitárias. Há também o reaproveitamento das águas da chuva para a lavagem das áreas comuns e irrigação do paisagismo.
Para incentivar o consumo consciente dentro do lar, os apartamentos contam com válvula de duplo acionamento nas bacias sanitárias, medidores individuais de água e arejadores nas torneiras.
Infraestrutura para carros elétricos
No futuro dos Jetsons, em 2062, os carros voavam. Até lá, muita coisa pode acontecer, não é verdade? Por enquanto, estamos vivendo uma inovação e evolução com os carros elétricos. Aos poucos, esse modelo sustentável está ganhando as ruas no mundo todo.
Os carros elétricos não emitem poluentes, possuem baixo custo de rodagem e de manutenção, pois utilizam muito menos componentes que um carro a combustão. Esses veículos podem ser recarregados em casa, enquanto o dono dorme. Pelo menos no East Side Méier, no Rio de Janeiro, conta com tomadas para bicicletas e carros elétricos.
Novo jeito de viver: espaços compartilhados
Para facilitar e proporcionar mais comodidade aos moradores, os empreendimentos estão oferecendo infraestruturas cada vez mais robustas. Hoje, uma das tendências é ampliar as áreas comuns.
O apartamento do futuro acompanha a inovação de ambientes de alta qualidade, com espaços integrados multiuso, nos quais é possível trabalhar e usufruir do lazer apenas pegando o elevador.
Sistema pay per use nos condomínios
O conceito de pay per use - que significa "pague pelo uso" - é ter a vida toda resolvida na área comum. Os condomínios têm oferecido esse sistema para facilitar o dia a dia das pessoas com serviços essenciais, como limpeza, arrumação, lavagem de carro, recreação e cuidados infantis, pet care, personal trainer, manutenção e reparos, serviços de beleza, entre outros.
Com o aumento dos espaços compartilhados, as pessoas estão usufruindo e permanecendo cada vez mais tempo no condomínio. Isso tem ajudado a popularizar o pay per use.